24/07/2012
As produtoras Atama Filmes (Porto Alegre/RS) e Milimmetros AV (Santa Maria/RS) são Co-Produtoras da Veja TV Mídia Digital (Rio de Janeiro/RJ), nesta produção de Cinema de Longa-metragem, aprovada pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE. Atualmente o projeto encontra-se em fase de CAPTAÇAO DE RECURSOS.
A 1º LEITURA DO ROTEIRO foi realizada em 8 de Setembro de 2011, reunindo a equipe técnica e parte do elenco de “UM PEDIDO INCOMUM”.
WERNER SCHÜNEMANN é “Leôncio”, um simpático galanteador e bem humorado boêmio de Coxilha Branca, que vive de pequenos biscates e tem a predileção por olhar horizontes. Transformação e movimento formam a alma desta história, uma divertida aventura road movie de busca e desejo.
INGRA LIBERATO é “Chiquinha”: Pulso firme e bom humor, com muito jogo de cintura, no extremo sul do Brasil.
ILDI SILVA será “Mara”, uma linda baiana de olhos verdes, que mora no Rio de Janeiro e se dedica a causa social relacionada a criaças desaparecidas.
THIAGO PRADE é “Floriano”, sobrinho de Leôncio, determinado a ir ao Rio de Janeiro para atender ao último pedido de seu pai, um falecido maragato.
A ORIGEM: Tudo começou dentro da ESPM de Porto Alegre, por volta de Setembro de 2010 e está relacionada ao movimento de idéias e de paixões pela arte do fazer coletivo. Os primeiros insights foram dados pelo designer Rogério Abreu (criador da logomarca do filme), e na mesma semana, o montador Alfredo Barros o intensificou com uma abortagem mais direta. Quando Rogério Rodrigues se confrontou com a idéia original de “Gauchileiros”, de autoria de Gilson Rodrigues, na mesma época, não teve dúvidas. A partir daí tudo convergiu para o SURGIMENTO DO PROJETO. O encontro com o publicitário Swami Barão foi decisivo para levar a proposta ao Rio de Janeiro e encontrar o engajamento da Veja TV / Coopas Multimagens como proponente do projeto, que então, passou a ser formatado por Eraldo Canani, para o ingresso nas Leis de Incentivo a Cultura. Ainda em Setembro de 2010, durante o 8º CBC, surgiu o encontro com Luini Nerva, produtora de elenco e realizadora cultural, que adotou o projeto juntamente com a designer Rose França, que o acompanha desde o seu início. Kiko Ferraz, Alfredo Barros, Everton Rodrigues e Decio Antunes também ingressaram na equipe e somaram experiência e talento ao projeto que se agigantou de forma muito rápida. A Atama Filmes foi criada e a Milimmetros Av, de Álvaro de Carvalho Neto, somou forças, assumindo como proponente de “Um Pedido Incomum” frente a LIC/RS, trazendo toda a sua experiência em produção e captação de recursos para dentro do projeto.
Desde a ideia original de “GAUCHILEIROS”, os irmãos Gilson e Rogério Rodrigues já visualizavam o ator Werner Shünemann como “Leôncio”. Como não poderia ser diferente, Werner foi procurado logo no inicio do projeto, adorou o personagem e contribuiu significativamente na evolução do roteiro.
ROTEIRO, ROTA, MAPA… “Em português a palavra roteiro tem a ver com rota. É o que o roteiro deveria ser a indicação de um caminho. Não deveria encerrar oportunidades, mas ampliá-las” (Walter Salles).
“GAUCHILEIROS” transformou-se em “UM PEDIDO INCOMUM”, um road movie de movimento e transformação, que, na sua constante busca pela qualificação e excelência, conquistou uma dinâmica cinematográfica com identidade própria, passando a ser escrito a três mãos, em um Núcleo de Roteiro, formado por Romir Rodrigues, Rogério Rodrigues e Ulisses Motta Costa.
0 Comentários