17/10/2013
Com a direção de Claudinho Pereira a Atama Filmes está produzindo um documentário de media-metragem com o objetivo artístico e cultural de registrar a história da vida de Nydia Guimarães, falecida no ano passado.
A ideia do documentário partiu de Preta, amiga de Nydia e esposa do DJ Claudinho Pereira. A narrativa passou a ser construída pelo roteirista Decio Antunes, organizando e revelando integralmente o corpo do assunto: o relevo da personagem focada, suas história, suas conexões nos campos social, político, cultural; sentimentos envolvidos, mas tudo a partir do ponto de vista do diretor Claudinho e da idealizadora Preta Pereira, costurando registros captados em diferentes plataformas analógicas e digitais.
Claudinho Pereira: “Quando me deparo com o que foi gravado e o que ainda vamos gravar, penso logo na segunda parte do processo de criação, que são roteiro, decupagem e edição. Neste momento me vem à cabeça o editor americano Walter Murch no livro “Um Piscar de Olhos”, quando perguntaram para ele se montar um filme, “eram quando tiravam as partes ruins do filme”. Para mim a montagem, de certa forma, é tirar as partes ruins; o problema é: que partes são essas, como cortar e montar uma vida para contar uma história de uma mulher notável?”
Além de contar a belíssima história de amor entre Nydia e o escritor Josué Guimarães, o documentário revela parte da historia cultural da cidade de Canela, onde Nydia e Josué Guimarães escolheram para viver, onde Nydia criou a Fundação Cultural de Canela, principal órgão incentivador da cultura na cidade, responsável pela organização do Sonho de Natal, Festival Internacional de Teatro e ações como o Clube do Livro e o Cine Clube.
A casa de Canela sempre esteve de portas abertas aos amigos, recebendo visitas ilustres de escritores e de diversas personalidades ligadas a cultura e a arte.
0 Comentários