Sobreviventes do Pampa

19/03/2020

A Atama Filmes iniciará a etapa de pesquisas da fase de pré-produção do documentário Sobreviventes do Pampa, projeto classificado e contemplado em 1º lugar na finalidade Produção de Longa-metragem ficção/documentário do Edital SEDAC 05/2019 FAC Pro-Cultura RS, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O filme será produzido voltado para o circuito internacional de Festivais de Cinema e contará com a distribuidora brasileira Lança Filmes e o apoio internacional da FiGa Films para o lançamento comercial em salas de Cinema. Trata-se do segundo longa-metragem da produtora, que agora irá percorrer diversas cidades do Pampa gaúcho.

Foto do livro "Campos do Sul", de Valério de Patta Pillar e Omara Lange - uma das obras de referência do filme.

Com direção de Rogério Rodrigues e produção da Atama Filmes, Sobreviventes do Pampa é um documentário de longa-metragem que apresentará o bioma Pampa buscando conectar o público com seu passado, alertando para o grave  risco da extinção de sua abundante fauna e flora, incluindo a figura do gaúcho do Pampa.

Foto do livro "Vida no Butizial", edição técnica de Rosa Lia Barbieri - uma das obras de referência do filme.

Para tanto, o diretor e roteirista pretende resgatar parte de sua própria história percorrendo o trajeto inverso da migração feita por seu avô, que deixou o pampa ainda na juventude. “Será na confluência das muitas histórias e dos relatos das pessoas do campo que daremos voz ao pampa,  procurando entender e apresentar este bioma, único no mundo e gênese da identidade cultural do Rio Grande do Sul”.

Os campos nativos são formados por mais de 450 espécies de gramíneas, compondo mais de 3 mil espécies de plantas e uma fauna expressiva, com mais de 100 espécies de mamíferos e quase 500 tipos de espécies de aves.

Foto do livro "Campos do Sul", de Valério de Patta Pillar e Omara Lange - uma das obras de referência do filme.

“Do alto, a paisagem se espalha” – Essa máxima, é a constatação de um personagem sobre a natureza que se desdobra como um tapete sobre o terreno e dará o tom da construção da imagem do documentário – paisagem a perder de vista.

Para a Diretora de Fotografia do filme, Lívia Pasqual – ”Sobreviventes do Pampa é um filme que atravessa e aceita os silêncios para deixar a imagem acontecer na sua potência narrativa e poética, a partir também de um olhar nostálgico de quem sempre buscará nessa paisagem um pedaço de si”.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Outros Projetos

Foto do livro "Campos do Sul", de Valério de Patta Pillar e Omara Lange.

Sobreviventes do Pampa

Universo Z no prime video

Universo Z na Amazon

adn2_arvore

“Além de Nós” em pós-produção