Documentário “CESMAR, 15 anos”. A educação como meio de transformação Social.

02/05/2014

Em parceria com a Patuá Social, a Atama Filmes está produzindo um documentário sobre os 15 anos do CESMAR de Porto Alegre – Centro Social Marista localizado em uma área de mais de 78 mil m² no bairro Mario Quintana, região que já registrou o IDH – índice de desenvolvimento humano – mais baixo da capital gaúcha.
O complexo abriga o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, o Polo Marista de Formação Tecnológica e realiza mais de mil atendimentos diários, em trabalhos realizados diretamente com a comunidade local.

Os funcionários do CESMAR são, em sua maioria, moradores do Bairro Mario Quintana.

A direção e a fotografia é de Alan Mendonça, experiente realizador audiovisual, que já desenvolveu as funções de roteirista, diretor e diretor de fotografia em outros documentários, como “O Silêncio Do Pampa” e “Arrieros, Un Documental”, com teaser disponível na Internet, no link: https://vimeo.com/56915761.

A idéia deste documentário é de apresentar uma ligação sutil entre as histórias de vida de alguns personagens com a instituição, evidenciando a transformação que o CESMAR proporcionou a comunidade nestes 15 anos de trabalho, observando a sociedade e a educação e colocando em perspectiva o passado, o presente e o futuro, através de uma visão humanista, social e educativa.

• “Humanista” porque quem conta a história serão as pessoas que estiveram envolvidas no seu desenvolvimento, a rigor, a “voz” do documentário acompanha as gerações que viveram e vivem o CESMAR.

Educador junto com educandos.

• “Social” porque como questão de horizonte (tangencial) aborda o Bairro Mario Quintana e as relações com a Educação Marista.

Educação para transformar.

• “Educativo” porque recupera a missão da educação como política de mudança social.

As gravações acontecerão no mês de Maio e o documentário estará disponível na Internet a partir de Agosto deste ano, como parte das comemorações dos 15 anos do CESMAR.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Outros Projetos

Vinci (Lucca Rocha) se despede do avô Teobaldo (Milton Mattos).

Atama Filmes finaliza seu primeiro longa-metragem: “Kalanga”, 2017.

Emílio (Anderson Vieira), Nina (Duda Meneghetti), Antônia (Catharina Conte) e Rafael (Rodolfo Ruscheinsky)

VEM AÍ: “Proibido Para Maiores” e “Conquistando Nina”

Leitura_p

LEITURA DE ROTEIRO