E RESTA DÚVIDA?

02/08/2012

Primeiro curta-metragem da Atama Filmes, o projeto foi realizado com recursos próprios e com recursos de seus co-produtores associados, sem patrociníos ou incentivos fiscais. O cronograma foi atendido em tempo recorde para atender prazos de festivais e o resultado está alinhado com o conceito da produtora: Equipe altamente qualificada e a completa integração das direções como competências complementares.

A INICIATIVA DO PROJETO ocorreu no final de Setembro de 2011, quando Luini Nerva, confiou o roteiro, de sua autoria, a criação coletiva da produtora. As quatro direções da equipe técnica, designada ao projeto; Luini Nerva (Direção), Rose França (Direção de Arte), Douglas Renê (Direção de Fotografia) e Rogério Rodrigues (Direção de Produção), se reuniram para, juntos, discutirem a estética do filme e a melhor estratégia de realização. Após uma atenta e rápida decupagem, otimizando e reduzindo custos sem descuidar com a qualidade do conteúdo, foi estabelecido um cronograma de duas semanas de pré-produção e três diárias de filmagens, planejadas para os dias 26, 27 e 28 de Novembro.

As quatro direções (da esquerda para a direita): Rogério Rodrigues (Direção de Produção); Luini Nerva (Direção de Cena); Douglas Renê (Direção de Fotografia) e Rose França (Direção de Arte).

Devido ao orçamento extremamente reduzido, o sistema de CO-PRODUÇÃO e o APOIO NA PRODUÇÃO E NAS LOCAÇÕES foram essenciais para a realização. Buscou-se locações adequadas ao padrão estético de forma a minimizar o investimento cenográfico. Neste sentido, contamos com o apoio do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo; do Live Sport Pub e da livraria Estação dos Livros no Paseo Zona Sul. O apoio do Núcleo AV da ESPM SUL na produção e dos co-produtores associados na pós-produção; Kiko Ferraz Stúdios e da Finish Produtora, foram importantes colaborações criativas no resultado final do filme.

A escolha de uma EQUIPE TÉCNICA enxuta, coesa e competente em suas áreas, permitiu uma completa integração técnica e criativa, permitindo assim, o prévio planejamento do acúmulo de algumas funções dentro da equipe, visando valorizar os recursos disponíveis a favor do conteúdo artístico.

No ELENCO principal, as atrizes Gisela Sparremberger e Natália Karam corresponderam com sintonia, dedicação e comprometimento, atendendo as expectativas e surpreendendo em dramaturgia.

Gisela Sparremberger - “E RESTA DÚVIDA?”(ATAMA FILMES, 2012)

Natália Karam - “E RESTA DÚVIDA?”(ATAMA FILMES, 2012)

A DIREÇÃO DE ARTE optou por cores diversas (excluindo as cores cítricas) e foi primorosa na escolha e na composição dos objetos e dos figurinos de cena, mesmo considerando todas as dificuldade de um orçamento quase inexistênte.

Arte: A assistente de Arte e Figurinista Daiane Kich e a Diretora de Arte Rose França preparando a locação no palco do auditório Barbosa Lessa (CCCEV).

A estética desejada, de um look cinema com cores suavemente contrastadas, foi captada em uma FOTOGRAFIA completamente integrada com a Arte.

Fotografia: O Diretor Douglas Renê e a Assistente de Câmera Tanise Cabral com uma Canon 5d.

A experiência em produção da diretora Luini Nerva e o conhecimento de direção de cena do produtor Rogério Rodrigues, foram fatores determinantes para uma perfeita sintonia entre PRODUÇÃO e DIREÇÃO, proporcionando soluções rápidas e acertadas para todos os problemas encontrados.

Produção e Direção: Rogério Rodrigues; acumulando as funções de Produção e Assistente de Direção, produzindo e “tocando”o Set. Luini Nerva; olhar de Direção e Produção de Elenco.

Mesmo tendo sido realizado com recursos reduzidos, sem verba de patrociníos ou decorrente de incentivos fiscais, o cronograma foi seguido a risca, cumprindo todos os prazos pré-estabelecidos, para atender aos processos seletivos dos festivais de cinema de 2012 e 2013.

 

Confira o “teaser” do filme:

 

Confira o “making of” do filme:

 

FICHA TÉCNICA – “E RESTA DÚVIDA?”

Elenco: Emílio Farias, Gisela Sparremberger e Natália Karam

Direção: Luini Nerva

Assistente de Direção: Rogério Rodrigues

Direção de Arte: Rose França

Assistente de Arte/Maquiagem: Daiane Kich

Direção de Fotografia: Douglas Renê

Assistentes de Câmera: Lucas Finkler e Tanise Cabral

Making Of e Fotografia Still: Márcio Schoenardie

Eletricistas: Leonel Gomes e Daniel

Direção de Produção: Rogério Rodrigues

Assistente de Produção/Produtor de Set: Jackson Ritter

Motorista: Willian Machado Carvalho

Montagem: Alfredo Barros

Assistente de Montagem: Ricardo Zauza

Finalização: Christian Ludtke

Desenho de Som e Mixagem: Kiko Ferraz Studios

Som Direto: Cassiano Pradella

Direção Musical: Bruno Mad

Música Tema “Like a Butterfly” de Bruno Mad e Vaness

Estagiários Code Av ESPM Sul: Jonas Lúcio, Jônatas Osório, Lucas Finkler, Matheus Patines e Ottelo Nogueira.

Figurantes: Bruna da Silva Alves, Cinthiana Martini Kleinhaus, Diego Oppitz Rodrigues, Gilson Rodrigues, Henrique Chappuis Ramos, Isabella Guimarães, Ivone Vieira Lisboa, Jaqueline de Lima Fischer, Jeferson Haas, Lucas da S. Missel, Lucas Dani de Los Santos Alves, Lúcia Helena Martini, Luiza Cristina Dalla Lasta Sansone, Marcelo Rodrigues Machado, Marinez A. Martini, Martina Faccioni Fensterseiler, Natascha Enrich de Castro, Nícolas Oppitz Rodrigues, Olavo de Souza Rodrigues, Patrícia Elisabete De Los Santos Lopez, Petci Pedron M., Tanise Rodrigues e Vitória Peres.

Produzido pela Atama Filmes Produtora Audiovisual Ltda,

Empresa Brasileira, Registro ANCINE sob o Nº 19832.

Legendas: Videoeye. BRASIL, 2012.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Outros Projetos

Vinci (Lucca Rocha) se despede do avô Teobaldo (Milton Mattos).

Atama Filmes finaliza seu primeiro longa-metragem (televisivo): “Kalanga”, 2017.

Emílio (Anderson Vieira), Nina (Duda Meneghetti), Antônia (Catharina Conte) e Rafael (Rodolfo Ruscheinsky)

VEM AÍ: “Proibido Para Maiores” e “Conquistando Nina”

Leitura_p

LEITURA DE ROTEIRO