UM PEDIDO INCOMUM

24/07/2012

As produtoras Atama Filmes (Porto Alegre/RS) e Milimmetros AV (Santa Maria/RS) são Co-Produtoras da Veja TV Mídia Digital (Rio de Janeiro/RJ), nesta produção de Cinema de Longa-metragem, aprovada pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE. Atualmente o projeto encontra-se em fase de CAPTAÇAO DE RECURSOS.

A 1º LEITURA DO ROTEIRO foi realizada em 8 de Setembro de 2011, reunindo a equipe técnica e parte do elenco de “UM PEDIDO INCOMUM”.

A leitura foi conduzida pelo diretor e roteirista Rogério Rodrigues, com a intenção de apresentar o roteiro, em seu 8º tratamento, pondo a prova as questões de enredo, personagens e estrutura narrativa.

As presenças de Ingra Liberato e Werner Shünemann proporcionaram um clima de descontração e integração, que envolveu a equipe, fortalecendo a identificação e o comprometimento de todos com o projeto.

Roteiro aprovado por todos: O brinde e a foto da equipe que participou da 1º Leitura do Roteiro de “Um Pedido Incomum”. Em pé: Everton Rodrigues, Debi Ferreira, Luini Nerva, Werner Schunemann, Ana Carolina Moreno, Ulisses Motta Costa, Ingra Liberato, Romir Rodrigues, Paula Yung e Rogério Rodrigues. Abaixados: Naldo Dias Alves, Kiko Ferraz, Rose França, Rogério Abreu, Emílio Farias e Gilson Rodrigues.

 

WERNER SCHÜNEMANN é “Leôncio”, um simpático galanteador e bem humorado boêmio de Coxilha Branca, que vive de pequenos biscates e tem a predileção por olhar horizontes. Transformação e movimento formam a alma desta história, uma divertida aventura road movie de busca e desejo.

 

INGRA LIBERATO é “Chiquinha”: Pulso firme e bom humor, com muito jogo de cintura, no extremo sul do Brasil.

 

ILDI SILVA será “Mara”, uma linda baiana de olhos verdes, que mora no Rio de Janeiro e se dedica a causa social relacionada a criaças desaparecidas.

 

THIAGO PRADE é “Floriano”, sobrinho de Leôncio, determinado a ir ao Rio de Janeiro para atender ao último pedido de seu pai, um falecido maragato.

Thiago Prade foi escolhido em TESTE DE ELENCO realizado em Novembro de 2010, no estúdio de RTVC da ESPM SUL, apoiadora do projeto desde a sua concepção.

1º Teste de Elenco de “Um Pedido Incomu” - Nov/2010 ESPM Sul

Coquetel realizado após os dois dias de Testes de Elenco - Nov/2010 - ESPM Sul

 

A ORIGEM:  Tudo começou dentro da ESPM de Porto Alegre, por volta de Setembro de 2010 e está relacionada ao movimento de idéias e de paixões pela arte do fazer coletivo. Os primeiros insights foram dados pelo designer Rogério Abreu (criador da logomarca do filme), e na mesma semana, o montador Alfredo Barros o intensificou com uma abortagem mais direta. Quando Rogério Rodrigues se confrontou com a idéia original de “Gauchileiros”, de autoria de Gilson Rodrigues, na mesma época, não teve dúvidas. A partir daí tudo convergiu para o SURGIMENTO DO PROJETO. O encontro com o publicitário Swami Barão foi decisivo para levar a proposta ao Rio de Janeiro e encontrar o engajamento da Veja TV / Coopas Multimagens como proponente do projeto, que então, passou a ser formatado por Eraldo Canani, para o ingresso nas Leis de Incentivo a Cultura. Ainda em Setembro de 2010, durante o 8º CBC, surgiu o encontro com Luini Nerva, produtora de elenco e realizadora cultural, que adotou o projeto juntamente com a designer Rose França, que o acompanha desde o seu início. Kiko Ferraz, Alfredo Barros, Everton Rodrigues e Decio Antunes também ingressaram na equipe e somaram experiência e talento ao projeto que se agigantou de forma muito rápida. A Atama Filmes foi criada e a Milimmetros Av, de Álvaro de Carvalho Neto, somou forças, assumindo como proponente de “Um Pedido Incomum” frente a LIC/RS, trazendo toda a sua experiência em produção e captação de recursos para dentro do projeto.

Desde a ideia original de “GAUCHILEIROS”, os irmãos Gilson e Rogério Rodrigues já visualizavam o ator Werner Shünemann como “Leôncio”. Como não poderia ser diferente, Werner foi procurado logo no inicio do projeto, adorou o personagem e contribuiu significativamente na evolução do roteiro.

 

A produtora de elenco Luini Nerva, o ator Werner Schünemann e o Diretor Rogério Luís Rodrigues.

 

ROTEIRO, ROTA, MAPA… “Em português a palavra roteiro tem a ver com rota. É o que o roteiro deveria ser a indicação de um caminho. Não deveria encerrar oportunidades, mas ampliá-las” (Walter Salles).

“GAUCHILEIROS” transformou-se em “UM PEDIDO INCOMUM”, um road movie de movimento e transformação, que, na sua constante busca pela qualificação e excelência, conquistou uma dinâmica cinematográfica com identidade própria, passando a ser escrito a três mãos, em um Núcleo de Roteiro, formado por Romir Rodrigues, Rogério Rodrigues e Ulisses Motta Costa.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Outros Projetos

Vinci (Lucca Rocha) se despede do avô Teobaldo (Milton Mattos).

Atama Filmes finaliza seu primeiro longa-metragem: “Kalanga”, 2017.

Emílio (Anderson Vieira), Nina (Duda Meneghetti), Antônia (Catharina Conte) e Rafael (Rodolfo Ruscheinsky)

VEM AÍ: “Proibido Para Maiores” e “Conquistando Nina”

Leitura_p

LEITURA DE ROTEIRO